08. Letramento digital e a multimodalidade implicações no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da Rede Pública de ensino

Autores

  • SANTOS, Daniel Santos dos (UESB)
  • MENDONÇA, Fernanda de Quadros Carvalho (UESB)

Resumo

     Em nossa sociedade atual, diversas são as formas com as quais um texto pode ser construído, podendo ser de forma tradicional, pautada nas características da era do papel impresso (escrito da esquerda para a direita), ou com base na era digital, com diversos recursos (como sons, imagens, links agregados a imagens, gestos, notas musicais, entre outros), gerando textos multimodais. Assim, diante de tanta inovação e dos impactos por ela ocasionados na educação, este artigo propõe reflexões acerca da relação entre Multimodalidade, Letramento Digital e ensino–aprendizagem. O presente estudo será ancorado na Cibercultura, Tecnologias digitais, Letramento, Letramento Digital e na Multimodalidade, com base nos postulados de Street (2014), Levy (1999), Barbosa, Araújo e Aragão (2016), Kress e Van Leeuwen (2001), Rojo (2013) e Xavier (2011). Para tanto, utilizou-se a metodologia de investigação explicativa/exploratória, associada ao método de abordagem qualitativa. Desse modo, tal investigação demonstrou, através dos postulados bibliográficos, como o letramento digital colabora para a utilização da multimodalidade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da rede pública de ensino. A partir disso, conclui-se que o letramento digital se caracteriza como processo de desenvolvimento de novas competências, no que tange à multimodalidade dos textos que fazem parte do processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave:

Aprendizagem. Letramento. Letramento digital.

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Publicado

01-08-2020

Edição

Seção

Artigos