44. O letramento científico e a multirreferencialidade na disciplina de História no Ensino Médio Integrado

Autores

  • ANDRADE, Homero Gomes de (UFBA, UNEB, IFBA, UEFS, Senai-Cimatec e LNCC)
  • CAMPO, Maria de Fátima Hanaque (UENB)

Resumo

     O presente trabalho é fruto de pesquisa em desenvolvimento no Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) e tem como locus os cursos de Informática e Meio Ambiente, do Ensino Médio Técnico Integrado do Instituto Federal da Bahia, campus Seabra, mais especificamente, a disciplina de História. Tal investigação centra-seno desenvolvimento de atividades de aula, inovações didáticas, metodológicas e avaliativas na disciplina de História, com vistas a promover o letramento científico, tomando como amparo, conceitual e prático, a multirreferencialidade. Nosso ponto de partida se deu a partir do problema existente de como promover o letramento científico no contexto do Ensino Médio Integrado, modalidade de ensino que oferta disciplinas de nível médio tradicional e disciplinas técnicas profissionalizantes, de modo concomitante. Através da análise das narrativas dos livros didáticos de história, a constatação a qual nos deparamos consiste em termos, na disciplina de história, os episódios da história da ciência e do letramento científico como elementos presentes em livros didáticos, repletos de passagens sobre vida de cientistas ou fragmentadas e limitadas a eventos da disciplina em questão. Desse modo, nossos objetivos consistiram em desenvolver atividades de ensino e avaliações que versem sobre o letramento científico e que tenham como base para essas ações a multirreferencialidade. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e a pesquisa social a partir de uma abordagem qualitativa. Como desdobramentos da pesquisa em tela, propomos a formulação de planos de aulas, avaliações, bem como metodologia e didática inovadoras, voltadas para o letramento científico na disciplina de História.

Palavras-chave:

Multirreferencialidade. Letramento científico. Ensino Médio Integrado.

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Publicado

20-06-2020

Edição

Seção

Artigos