45. O léxico na Educação Básica: análise do PNLD/literário para o Ensino Médio na perspectiva do estudo do léxico para ensino–aprendizado do português

Autores

  • ALMEIDA, Elizabeth Mota Nazareth de (UEFS)
  • BARREIROS, Liliane Lemos Santana (UEFS)
  • BARREIROS, Patrício Nunes (UEFS)

Resumo

     Este trabalho tem o objetivo de realisar uma análise documental e descritiva dos livros literários e seus respectivos manuais de apoio pedagógico ao professor, aprovados pelo PNLD 2018/Literário, sob a perspectiva do ensino do léxico. A partir de critérios preestabelecidos, analisou-se a obra de Câmara Cascudo (2018) [1946], Contos tradicionais do Brasil, observando os destaques dados às lexias específicas presentes no texto, bem como a presença de lista de verbetes, descrevendo como esses itens estão estruturados nessas obras, além de tecer alguns comentários a respeito das potencialidades do estudo do léxico para o ensino–aprendizado do português. Em seguida, foram analisados algumas propostas pedagógicas presentes no manual de apoio ao professor, voltados para abordagem desse livro literário em salas de aula de Língua Portuguesa, com o objetivo de perceber de que maneira o estudo específico do léxico é trabalhado nesses materiais. Para isso, o presente artigo apoiou-se, principalmente, nos aportes teóricos de Ferraz (2014; 2017), Antunes (2012), Biderman (2012) e Ilari (2002). Como resultado, percebeu-se que há a necessidade dos materiais de apoio ao professor, relacionados à abordagem dos livros literários nas aulas de Língua Portuguesa, considerarem o léxico como parte fundamental para domínio de uma língua, dando suporte ao professor em como trabalhar o léxico em seus diversos níveis.

Palavras-chave:

Léxico. Língua portuguesa. PNLD2018 Literário.

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Publicado

20-06-2020

Edição

Seção

Artigos