49. O tratamento da variação linguística no livro didático do Ensino Fundamental

Autores

  • BITTENCOURT, Jaqueline Pereira (UNEB)
  • BORBA, Valquíria Claudete Machado (UNEB)

Resumo

     Neste artigo, faz-se uma análise e reflexão acerca do tratamento dado à variação linguística no livro didático Diálogo em gêneros – Língua Portuguesa, 6º ano do Ensino Fundamental, das autoras: Eliana Santos Beltrão e Tereza Gordilho, editora FTD (BELTRÃO; GORDILHO, 2013). A análise do livro foi norteada, principalmente, em autores que discutem o ensino da diversidade linguística na escola e nos documentos oficiais de educação: objetivos gerais do ensino de Língua Portuguesa (LP) para o Ensino Fundamental II, indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN – (BRASIL, 1998); mesmo sendo posterior à obra em análise, o Componente Curricular Língua Portuguesa no Ensino Fundamental – anos finais, inserido na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) também norteou a referida análise. Verificou-se que, em linhas gerais, o material didático estudado apresenta algumas orientações presentes nos estudos voltados para diversidade linguística e contempla as orientações dos documentos oficiais para o ensino de Língua Portuguesa. No entanto, apresenta alguns problemas na apresentação do conceito e na proposta de algumas atividades, em que é notória a ênfase dada ao ensino da norma padrão em sala de aula, não contemplando de forma satisfatória o ensino da diversidade linguística, o que compromete o aprendizado do fenômeno linguístico.

Palavras-chave:

Língua materna. Livro didático. Variação linguística.

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Publicado

20-06-2020

Edição

Seção

Artigos