34. Linguística Cognitiva e suas interfaces: concepções e abordagens no estudo da BNCC

Autores

  • JESUS, Carla Bianca Chagas de (UNEB)
  • SANTOS, Elisângela Santana dos (UNEB)

Resumo

     A discussão sobre linguagem e cognição tem sido muito profícua ultimamente, já que esses conceitos podem ser avaliados a partir de diferentes vieses epistemológicos e experiências reais. Assim, este trabalho em seu objetivo central pretende estudar como a Linguística Cognitiva pode contribuir para a significação e entendimento ao que subjaz à conceptualização da língua portuguesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, como base de nossa investigação, partimos da discussão de conceitos básicos abordados pela Linguística Cognitiva, em especial a Semântica Cognitiva, como corporeidade e experiencialismo, focando no tópico da BNCC, relativo ao módulo de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental. O trabalho apresentado se justifica, sobretudo na atualidade, pela importância de se discutir como Linguística Cognitiva pode respaldar os estudos sobre os documentos oficiais regulamentadores da educação no Brasil.

Palavras-chave:

BNCC. Língua Portuguesa. Linguística Cognitiva.

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Publicado

20-06-2020

Edição

Seção

Artigos