23. Estudo semântico-cognitivo do trabalho nas redes sociais

Autores

  • SILVA, Eliane Santos Leite da (IFBAIANO)
  • FAGUNDES, Laura Fraiz de Souza (IFBAIANO)

Resumo

     Partindo da hipótese de que a análise linguística de usos específicos da língua portuguesa, em uma perspectiva semântico-cognitiva, contribui com a compreensão sobre o caráter experiencialista das formas de conceptualização humanas, surge o seguinte problema de pesquisa, que aqui apresentamos: “Quais formas de conceptualização do trabalho são recorrentes nas redes sociais on-line, e como tais conceptualizações são evidenciadas na língua portuguesa, de modo a apontar para possíveis caminhos interpretativos?”. Assim sendo, é objetivo da pesquisa o estudo das formas de conceptualização do trabalho emergentes em textos disponíveis on-line, sejam eles verbais ou multimodais, por meio de um levantamento das formas de conceptualização de trabalho nos textos selecionados, visando analisar como tais formas emergem na língua, através de metáforas, metonímias conceptuais ou esquemas imagéticos do pensamento corporificado. O aporte teórico utilizado fundamenta-se nas discussões da Semântica Cognitiva, mais especificamente a Teoria da Metáfora Conceptual, proposta por Lakoff e Johnson (1980; 1987; 1999). A metodologia de trabalho será qualitativa, interpretativa e documental, cujo corpus será composto por textos contemporâneos, de diversos gêneros textuais, disponíveis on-line em diversas redes sociais. Espera-se, por meio deste projeto, fomentar discussões, visando à revisão das propostas metodológicas usuais nas práticas de interpretação textual, apresentando, por meio dos resultados obtidos, novos caminhos interpretativos para textos diversos na área de Língua Portuguesa, além de discutir como uma análise de caráter semântico-cognitivo pode revelar a base experiencialista das formas de conceptualizações humanas.

Palavras-chave:

Leitura. Léxico. Semântica Cognitiva.

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Publicado

20-06-2020

Edição

Seção

Artigos