27. Gêneros orais: ensino–aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa

Autores

  • FERREIRA, Hilariana Santana da Silva (UNEB)

Resumo

     O presente artigo analisa o posicionamento dos professores de Língua Portuguesa em relação ao ensino–aprendizagem dos gêneros orais, procurando identificar o lugar da oralidade no espaço escolar. Objetivou-se: descrever algumas práticas pedagógicas do ensino de oralidade na sala de aula de professores do Ensino Fundamental II; identificar as concepções subjacentes às práticas de ensino de oralidade na sala de aula; investigar possíveis contribuições dos professores no que tange ao desenvolvimento da competência oral dos seus alunos; identificar, nas narrativas dos professores, indícios de suas práticas com os gêneros orais em sala de aula, considerando sua relação com as especificidades do gênero e a articulação com as demais práticas de leitura, produção textual e análise linguística. Para atingir esses objetivos, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa com quatro professores de Língua Portuguesa da rede municipal que lecionam no Ensino Fundamental II em turma do 6º ao 9º ano, em escolas de bairros periféricos e centro da cidade. Direcionaram-se as entrevistas respeitando o que eles consideram importante para o ensino–aprendizagem dos gêneros textuais; quais gêneros, de modo geral contribuem mais para o desempenho das capacidades comunicativas dos alunos; quais os gêneros orais que são trabalhados; as estratégias utilizadas para o desenvolvimento da fala e da escuta de modo eficaz; como é a participação dos alunos em atividades que envolvem a oralidade e a importância de se trabalhar com os gêneros orais. Como base teórica, utilizaram-se as seguintes referências, dentre outros: BNCC (2016), PCN (BRASIL, 1998), Marcuschi (2002; 2005; 2008; 2010). Os resultados alcançados indicam que os docentes demonstram ter consciência da importância do trabalho com a linguagem oral em suas aulas, contudo percebe-se que os gêneros orais não são tão explorados quanto os gêneros escritos.

Palavras-chave:

Oralidade. Gêneros textuais. Ensino de Língua Portuguesa.

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Publicado

20-06-2020

Edição

Seção

Artigos