29. Historicidade e resistência: discursos em defesa de professores de educação especial no Facebook

Autores

  • SOUZA, Ana Beatriz S. Brandão de (UFMS)
  • SANTOS, Elaine de Moraes (UFMS)
  • DUARTE, Amanda da Silva (UFMS)

Resumo

     A escrita da história da educação de Campo Grande-MS ganhou novas páginas na luta pelo ensino público e de qualidade, já que, no início do segundo semestre de 2019, desligamentos de profissionais da área fomentaram a abertura do debate quanto aos impactos imediatos nas instituições, nas famílias, nas salas de aula. A última manifestação pró-educação, realizada em 16 de julho, contou com pais e professores que protestaram contra a demissão dos APE (Apoio Pedagógico Especializado), na rede municipal. De posse de tais condições de possibilidade e à luz do escopo teórico-meto-dológico da Análise do Discurso de orientação francesa, objetivamos, por meio deste trabalho, problematizar como os sujeitos-usuários se engajam frente às publicações relacionadas ao corte à educação, na capital, realizadas pelas páginas dos jornais on-line “Midiamax” e “Campo Grande News” no Facebook. Levando em conta que as mídias sociais digitais figuram como espaços de fala e de escuta das mais diferentes ordens, observamos, pela análise do arquivo, que o engajamento produzido nos comentários uniu enunciados de representantes inseridos na ordem discursiva escolar, fazendo reverberar maior conscientização da população afetada acerca do que se configura resistir enquanto dispositivo de poder coletivo.

Palavras-chave:

Desligamentos. Educação Especial. Mídia Digital.

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Publicado

20-06-2020

Edição

Seção

Artigos