03. A construção do sentido em leitura: um estudo semiolinguístico através dos poemas de Carlos Ddrummond de Andrade

Autores

  • ALMEIDA, Gabriel Souza José de (IFRJ)
  • CHAGAS, Carmen Elena das (IFRJ)

Resumo

     Este estudo tem como teorias a Abordagem Global, que trata da competência comunicativa do indivíduo através de capacidades, da Semiótica, ressignificando o perfil do autor trabalhado e da Pedagogia Simbólica, que conjuga (mãos/mente; concreto/abstrato; objetivo/subjetivo; imagem/som; verbal/não verbal, termos aparentemente contrários, que se combinam para a compreensão do sentido. Essa pesquisa visa um estudo em Leitura que faça o aluno-leitor mudar da forma “restritivamente linguística” para a “globalmente comunicativa”. Essa forma de análise pode proporcionar que o aluno/leitor seja capaz de transcender o seu mundo e criar um objeto detonador anamnésico que serve como gancho retentivo dos conceitos teóricos conjugados com os poemas trabalhados. O corpus do trabalho é composto por 20 poemas de Carlos Drummond de Andrade, buscando identificar o perfil de um autor engajado ao período social a que pertencia até os dias atuais. O trabalho seguiu a seguinte metodologia: identificação dos signos que sejam importantes e significativos nos poemas escolhidos; relacionamento dessas palavras ao momento histórico da sociedade da época e da atualidade; conjugação das teorias; identificação do vocábulo (concreto e/ou abstrato) que remeteu o autor ao engajamento sócio-político; criação de um objeto que foi reflexo desse vocábulo. Pôde-se perceber, assim, algumas palavras-chave após análise como: medo, amor/amar e flores. A partir dessa concepção, o objeto detonador anamnésico (quadro) fez uma ressignificação da obra de Drummond, transcendendo do gênero textual poema para pintura, através da Semiótica.

Palavras-chave:

Poema. Leitor de sucesso. Objeto detonador anamnésico.

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Publicado

20-06-2020

Edição

Seção

Artigos