04. A deslegitimação de ideologias patriarcais em peças publicitárias de prevenção à violência contra mulheres da Prefeitura de Salvador-BA

Autores

  • SANTOS, Nadia de Jesus (UNEB)

Resumo

     Este artigo apresenta a análise de duas peças publicitárias de prevenção à violência contra mulheres divulgadas pela prefeitura de Salvador-Ba no período dos festejos juninos de 2017. Objetivou-se compreender como se articulam as formações discursivas que permeiam os discursos materializados nas peças publicitárias, levando em consideração a existência dos estereótipos de sensualidade da mulher baiana. Aportaram-se os conceitos teórico-metodológico da Análise de Discurso Francesa, com prioridade aos estudos teóricos de Michel Pêcheux (1983) e Eni Orlandi (1999). Assim, verificou-se que os discursos materializados nas peças analisadas estão inseridos em formações discursivas feministas se opondo as ideologias patriarcais. AS FD’s feministas se incumbem de buscar a deslegitimação de discursos construídos no período da colonização brasileira, mas ressignificados nos dias atuais, pois, ainda vive-se em uma sociedade marcada pelo sexismo.

Palavras-chave:

Feminismo. Mulheres. Violência de gênero.

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Publicado

20-06-2020

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Artigos