06. A influência da mídia na autoimagem de adolescentes: uma análise do discurso nas redes sociais

Autores

  • SILVA, Paulo Hernandes Gonçalves da (UFT e IFTO)

Resumo

     O presente artigo faz a análise de textos das redes sociais, dando enfoque à influência da mídia na autoimagem de adolescentes. Objetivou-se apresentar as consequências dos transtornos causados pela preocupação com a imagem, como no caso da anorexia, e como a problemática tem sido tratada pelos jovens nos textos divulgados nas redes sociais, mais especificamente no Facebook. Foi adotada a metodologia da revisão bibliográfica, por meio dos preceitos de teóricos com conhecimentos significativos sobre a temática, bem como pesquisa de campo com base na análise de fragmentos de textos e imagens das redes sociais, por meio das técnicas de análise de conteúdo e do discurso, conforme discorrem Bardin (1977) e Orlandi (1999). Dentre os resultados alcançados, tem-se a compreensão de que as redes sociais podem ser ferramentas aliadas para a solução de diversos problemas dos adolescentes, inclusive auxiliando os educadores no processo de ensino–aprendizagem.

Palavras-chave:

Redes sociais. Autoimagem de adolescentes. Influência da mídia.

Downloads

Publicado

20-06-2020

Edição

Seção

Artigos