15. Atas da Instrução Pública da Bahia no séc. XIX: o documento e o estudo dos campos léxicos

Autores

  • CUNHA, Cristina da Silva (UFBA)
  • TELLES, Célia Marques (UFBA)

Resumo

     Trata-se de uma pesquisa documental, a partir de 132 documentos notariais da Coleção Instrução Pública da Bahia, a que se acrescentam os termos de abertura e encerramento do livro. Para a realização das análises, foi necessário retomar-se a edição diplomática da dissertação de mestrado de Ana Lúcia Guimarães (2000), sob a orientação de Albertina Ribeiro da Gama. Os dois focos fundamentais da pesquisa são a análise dos campos léxicos e aquela da estrutura do documento. No primeiro foco, a classificação da estrutura documental proposta por Bellotto é confrontada com a perspectiva retórica: o protocolo inicial (localizadores temporal e espacial; identificação dos actantes: nome, sobrenome e intitulatio, sua titulação ou qualificação profissional); o texto, dividido em exordium, narratio, dispositio; por fim, o protocolo final, compreendendo a subscriptio e a apprecatio. No segundo foco, enfatizam-se os campos léxicos, centrando-se o estudo nas lexias que sofreram mudança de significado ou perspectiva. Para que os estudos lexicais cumpram o objetivo de confrontação com textos atuais para a percepção das mudanças sofridas, e a partir do fato de o documento público ser a junção de actio e conscriptio, uma terceira vertente da pesquisa englobará o estudo do panorama histórico-educacional do século XIX, nos aspectos que atuam sobre a significação lexical dos textos.

Palavras-chave:

Léxico. Estrutura documental. Instrução Pública da Bahia.

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Publicado

20-06-2020

Edição

Seção

Artigos