07. “Compreendo, logo existo”: reflexões dialógicas sobre a indisciplina escolar

Autores

  • SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de (UFPB)
  • TAVARES, Roneid Lopes (UFPB)
  • GARCIA, Rafael Marques (UFRJ)

Resumo

     Este estudo objetiva realizar um trabalho investigativo sobre a indisciplina escolar, a qual têm se proliferado em diversas instituições brasileiras na educação básica. Para tanto, além dos autores que integram essa vertente de estudos (AQUINO, 1996; REGO, 1996; PARRAT-DAYAN, 2008), recorremos às contribuições de Mikhail Mikhailovich Bakhtin e o círculo para os estudos na contemporaneidade brasileira. Nesas direcionalidade, este consiste em um trabalho de cunho reflexivo-dialógico, em que  se operacionalizam deslocamentos de linguagem sob viés do dialogismo bakhtiniano. Os resultados apontaram para o fato de que a indisciplina pode ser combatida sob horizonte de práticas concretas e efetivas de movimentos dialógicos em sala de aula, os quais potencializam o ensino e a aprendizagem, na medida em que situamos estudantes constitutivamente diante de fatores socio-histórico-ideológicos.

Palavras-chave:

Ensino. Indisciplina escolar. Reflexões dialógicas.

Downloads

Publicado

05-05-2020

Edição

Seção

Artigos