20. O uso de mapas conceituais para aprendizagem de conceitos da seção introdução do gênero monografia

Autores

  • GONÇALVES, Gilvan Santos (UEMA)
  • QUEIROZ, Nayara da Silva (UNIVATES)
  • SANTANA, Fabíola de Jesus Soares (UEMA)

Resumo

     Este artigo tem como objetivo a divulgação científica de parte dos resultados de estudos realizados no grupo de pesquisa “Multimodalidade Textual e Ensino”, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, que tem como finalidade evidenciar em uma de suas linhas de pesquisa estratégias didáticas de incentivo a prática da escrita acadêmica por meio da utilização de metodologias ativas. Nesse sentido, nosso estudo desenvolve mapas conceituais a partirdo aplicativo Mind Map Creator, em que apresentamos qualitativamente os principais conceitos, envolvidos no processo de elaboração da introdução do gênero monografia baseado no modelo CARS de John Malcolm Swales (1990; 1998), além de outras aproximações teóricas com estudos de Katherine Miller (2005) e Charles Bazerman (2006) de linha anglo-americana e nos estudos retóricos das metodologias ativas em Neusi Aparecida Navas Berbel (2011), Tânia Barbosa Salles Gava (s/ano), Marco Antônio Moreira (2012), Cecília Gaeta e Marcos Masetto (2010). Dessa forma, nossa intenção é indicar uma estratégiade ensino para motivar os acadêmicos em relação à prática da escrita científica, além de abrir possibilidades ao professor/orientador fazer uso de metodologias ativas que possam promover a aprendizagem significativa. É importante considerar também que como este artigo é parte de uma pesquisa que se encontra em andamento, este recorte apenas busca promover por meio do discurso científico a divulgação dos saberes e fazeres desenvolvidos pelo grupo de pesquisa Multimodalidade Textual e Ensino sediado na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

Palavras-chave:

Escrita científica. Mapas conceituais. Metodologias ativas.

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Publicado

05-05-2020

Edição

Seção

Artigos