14. Gerador de memes: ferramenta metodológica para produção de conteúdo contra a corrupção

Autores

  • FERNANDES, Patricia Damasceno (UEMS)

Resumo

     Este artigo resulta de uma experiência realizada com alunos do nono ano do Ensino Fundamental, nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa, no primeiro semestre de 2018, em que estes trabalharam na criação de memes com a temática da corrupção. O objetivo da prática foi o desenvolvimento crítico-reflexivo dos alunos em torno da emergência de debater o assunto, além do estudo dos memes como textos híbridos que circulam no ciberespaço, com um escopo específico, a depender da prática social. Os pressupostos teórico-metodológicos deste trabalho se fundamentam nos estudos dos letramentos associados à perspectiva da linguística aplicada, buscando entender como a mediação da tecnologia digital afeta a linguagem e as práticas escolares cotidianas.  Os resultados apontam um entendimento quanto a estrutura e objetivo dos memes e uma contribuição no desenvolvimento da criticidade por parte dos estudantes.

Palavras-chave:

Corrupção. Letramento. Memes.

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Publicado

05-05-2020

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Artigos