13. Formação docente em língua portuguesa: um olhar reflexivo sobre método e prática

Autores

  • NÉLO, Maria José (UEMA)
  • QUEIROZ, Nayara da Silva (UNIVATES)
  • GONÇALVES, Gilvan Santos (UEMA)

Resumo

     Este artigo situa-se no eixo de métodos e práticas de ensino com delimitação nas ações voltadas para a formação educacional do aluno do Curso de Letras, tendo em vista que esse aluno será o profissional atuante no Ensino Médio. O objeto da pesquisa são os núcleos estruturantes das disciplinas de Língua Portuguesa adotados no Curso de Letras em duas instituições universitárias. Para tanto, o objetivo é investigar e relacionar nos explícitos dos conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa seguem as orientações do Parâmetro Nacional do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular. Nesse contexto, é mister verificar se as instâncias de ensino superior ensinam a gramática em detrimento do ensino da língua em seus mais variados contextos e ou condições de uso. Sabe-se que os Parâmetros e a Base Curricular são documentos oficiais que fomentam a Lei de Diretriz e Bases que buscam equacionar as desigualdades sociais brasileiras tal como sugere os estudiosos Wanderson Ferreira Alves (1993), Sírio Possenti (1996), Luiz Antônio Marcuschi (2002), Eni Puccinelli Orlandi (2001), e Carmen Célia Barradas Correia Bastos (2004). De posse da leitura desses, discutir-se-á se na formação universitária o aluno familiariza-se com as questões mais gramaticais e se ainda o futuro professor é levado a agir de forma passiva e acrítica, assumindo, assim, um papel de reprodutor, instrutor e informante, ou o contrário. Para uma possível consideração conclusiva, retomar-se-á o objetivo norteador deste estudo no que se refere aos saberes e fazeres imprescindíveis a formação docente do futuro profissional.

Palavras-chave:

Ementas. Formação docente. Ensino de português.

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Publicado

05-05-2020

Edição

Seção

Artigos