232. Valorização da cultura de um povo: palavras de origem africana no ensino da Língua Portuguesa

Autores

  • PAIXÃO, Silvia Cristina Soares Cecilio (UEMS)

Resumo

     Com o objetivo de corroborar com produções que evidenciam a importância do uso de palavras de origem africana no ensino da língua portuguesa, este artigo busca refletir sobre este ensino com vistas à valorização da cultura africana e afrodescendente, como forma de favorecer a história e contribuição deste povo para a cultura brasileira. Com a observação de algumas práticas educacionais que podem ser enriquecidas de forma a atender a Lei Federal de nº10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura africana, utilizou-se como aporte teórico os Estudos Linguísticos Históricos com base nos estudos de Silva (2005), Faraco (1989) e Teyssier (1980), ao pontuar a relevância do conhecimento sobre a origem e a evolução da língua. Procuraremos dispor algumas reflexões sobre como o ensino da Língua Portuguesa, utilizando-se de palavras africanas, pode contribuir para uma educação multirracial.

Palavras-chave:

Lei 10.639/2003. Prática didática. Palavras africanas.

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Publicado

06-01-2020

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Artigos