230. Universidade na fronteira: um olhar sobre a aprendizagem da língua inglesa

Autores

  • LIMA, Fernanda Sousa (UERR)

Resumo

     O objetivo do trabalho é trazer reflexões sobre o ensino de Língua Inglesa na esfera universitária em contexto de fronteira, no caso, no município de Bonfim fronteiriço com a República Cooperativa da Guyana, cuja língua oficial é o inglês. O foco da investigação foram as representações de língua de um grupo de alunos da UERR – Universidade Estadual de Roraima durante sua formação no curso de Letras. Neste trabalho discutimos o conceito de língua e representação social sob a ótica da Linguística Aplicada. Após análise, constatamos que os sujeitos desta pesquisa mostram-se conscientes da complexidade e dos desafios de se aprender e ensinar a língua inglesa nesse contexto tão diversificado linguística e culturalmente – a fronteira. Além disso, que a universidade tem contribuído no processo de desconstrução e reconstrução de alguns conceitos e preconceitos com os quais até então eles convivem em relação ao ensino aprendizagem de inglês no contexto em destaque.

Palavras-chave:

Fronteira. Universidade. Ensino de língua inglesa.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos