227. Uma discussão sobre os reflexos que o Projeto Ciranda Cultural traz ao processo de ensino–aprendizagem nas escolas municipais de Imperatriz-MA

Autores

  • RIBEIRO, Sara Cristina da Silva (UEMASUL)
  • LIMA, Lilian Castelo Branco de (UEMASUL)

Resumo

     O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Projeto Ciranda Cultural para o processo de ensino–aprendizagem aos alunos de 6º ao 9º ano das escolas da rede municipal de ensino. Os dados são provenientes do Projeto Ciranda Cultural, vinculado a Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz-MA, aplicado em 17 escolas da zona urbana e rural, como atividade extracurricular. Para compor este estudo foi realizado análise de conteúdo do “Jornalzine Cirandar”, um produto criado a partir das atividades manuais confeccionadas pelos estudantes, após discussões em sala de aula, sobre literatura, poesia, produção de texto, aliado aos processos comunicacionais através de gêneros jornalísticos. A análise é voltada para esse diálogo entre o discurso literário e jornalístico, permitindo a percepção do encontro da educação com a comunicação, a multimídia, a interdisciplinaridade e do novo campo de estudo, a Educomunicação. A pesquisa é de caráter qualitativo e análise documental, pois é resultado da apreciação do material impresso (um jornal), contendo as produções dos alunos. A pesquisa tem como base teórica, principalmente, autores como Soares (2000), Sorrenti (2009) e Silva (2017). A relevância da pesquisa está na importância social, na riqueza da produção literária, artística, pedagógica e comunicacional.

Palavras-chave:

Comunicação. Ensino. Projeto Ciranda Cultural.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos