222. Uma análise da representação discursiva da mulher em duas versões cinematográficas de “Cinderela”
Resumo
Esta pesquisa tem seu tema composto acerca de um dos contos de fadas mais populares no mundo, “Cinderela”, de modo a analisar a representação discursiva da mulher em torno da protagonista, em duas adaptações cinematográficas. A pesquisa foi realizada com base no referencial teórico da análise do discurso francesa e da análise dialógica do discurso (ADD). O corpus de análise é formado por dois longas-metragens: “Cinderela”, produzido em 1950 pelos Estúdios Disney, e “Cinderela Pop”, produzido em 2019 no Brasil. O objetivo principal da pesquisa foi detectar, nas duas obras escolhidas para as análises, que possuem uma diferença de 69 anos uma da outra, como a imagem da mulher é construída e em quê as duas produções, baseadas no mesmo conto de fadas, diferem ou se aproximam. As análises mostram que apesar da desconstrução em “Cinderela Pop”, ainda há personagens e situações que demonstram como características da sociedade patriarcal estão enraizadas na cultura. O discurso se adequa às necessidades do destinatário, pode-se então perceber que as produções são ligadas diretamente aos valores sociais vigentes à época da veiculação.