222. Uma análise da representação discursiva da mulher em duas versões cinematográficas de “Cinderela”

Autores

  • ROSA, Isadora Ortega (UEMS)
  • CHAVES, Aline Saddi (UEMS)

Resumo

     Esta pesquisa tem seu tema composto acerca de um dos contos de fadas mais populares no mundo, “Cinderela”, de modo a analisar a representação discursiva da mulher em torno da protagonista, em duas adaptações cinematográficas. A pesquisa foi realizada com base no referencial teórico da análise do discurso francesa e da análise dialógica do discurso (ADD). O corpus de análise é formado por dois longas-metragens: “Cinderela”, produzido em 1950 pelos Estúdios Disney, e “Cinderela Pop”, produzido em 2019 no Brasil. O objetivo principal da pesquisa foi detectar, nas duas obras escolhidas para as análises, que possuem uma diferença de 69 anos uma da outra, como a imagem da mulher é construída e em quê as duas produções, baseadas no mesmo conto de fadas, diferem ou se aproximam. As análises mostram que apesar da desconstrução em “Cinderela Pop”, ainda há personagens e situações que demonstram como características da sociedade patriarcal estão enraizadas na cultura. O discurso se adequa às necessidades do destinatário, pode-se então perceber que as produções são ligadas diretamente aos valores sociais vigentes à época da veiculação.

Palavras-chave:

Feminismo. Conto de fadas. Análise dialógica do Discurso.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos