223. Uma análise discursiva sobre o modo como a leitura é mobilizada nos anúncios publicitários no livro didático de Português do Ensino Médio”

Autores

  • SILVA, José de Alcântara Ribeiro da (UFT)
  • LEITE, João de Deus (UFT)

Resumo

     O anúncio publicitário é um gênero de discurso de grande circulação no meio social. Tendo a função básica de vender uma ideia, um produto, dado o público-alvo para o qual ele se volta. Esse gênero de discurso tem aparecido com frequência, nos livros didáticos de Português, por exemplo, para promover o trabalho com questões de leitura, utilizando-se da língua e da linguagem como ponto de ancoragem. Estando inserido no livro didático, o anúncio publicitário passa a ter a função pedagógica, permitindo pensar como é abordado a questão da leitura nesse gênero de discurso no livro didático, e qual a posição sujeito de quem elabora comentários e exercícios no livro, que limitam a produção de sentidos. Para este artigo, optamos por um livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio PNLD 2018-2020, especificamente o livro do professor, tendo em vista dois recortes específicos de anúncios publicitários para o trabalho de análise. O propósito maior foi analisar e problematizar o modo como este livro apresenta os textos do gênero anúncio publicitário no tocante a leitura. À luz das teorizações de Pêcheux (2015) e de Orlandi (1999; 2012), produzimos uma análise discursiva sobre o modo como a leitura é mobilizada nesses anúncios, tendo como base exercícios e comentários feitos pelos autores. As análises mostraram que a leitura, a partir dos textos publicitários, é abordada no livro didático segundo o direcionamento dos autores do livro, limitando os interlocutores a uma exploração discursiva da materialidade de forma mais significativa.

Palavras-chave:

Leitura. Sentidos. Anúncio publicitário.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos