214. Um diálogo entre autismo e a Sociolinguística

Autores

  • DIAS, Fabrízia Miranda de Alvarenga (UENF)
  • LUNA, Poliana Campos Côrtes (UENF)
  • SILVA, Cristiana Barcelos da (UENF)
  • ALMEIDA, Jaqueline Maria de (UENF)
  • LUQUETTI, Eliana Crispim França (UENF)

Resumo

     O presente trabalho pretende fazer uma análise do Transtorno do Espectro Autista – TEA, à luz da teoria sociolinguística, no contexto escolar. No espaço físico escolar, alguns aspectos das variações linguísticas, por vezes, são desconsiderados, especialmente ao comparar-se a forma de linguagem do indivíduo neurotípico com aquele como autista. Para tanto, dialogaremos, por meio de revisão bibliográfica, com autores como Labov (1966), Benveniste (1976) e Cunha (2016; 2017), com o propósito de argumentar um contexto educacional mais inclusivo para os indivíduos com TEA. A sociolinguística pode contribuir para um melhor entendimento do professor sobre as peculiaridades das variações linguísticas inerentes ao indivíduo com TEA, para à inovação de suas práticas pedagógicas.

Palavras-chave:

Autismo. Linguagem. Sociolinguística.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos