210. Textos literários on-line: o google forms como proposta pedagógica, no EJA – Ensino Médio, numa escola estadual em Autazes-AM

Autores

  • GUEDES, Francian da Silva (SEDUC)
  • CARVALHO, Joelma Monteiro de (UEA)
  • CARVALHO, Waldemir Lima de (UEA)

Resumo

     Neste artigo, discorreremos o processo criativo e inovador que alia o texto literário e a tecnologia por meio da plataforma do Google Forms em sala de aula, que tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica no ensino de Língua Portuguesa e Literatura como estratégia de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, descritiva e exploratório, a partir de textos literários. O trabalho foi realizado em uma turma de estudantes da Educação de Jovens e Adultos, II fase, nível médio, na faixa etária de 18 a 40 anos de idade, numa escola estadual, no município de Autazes Amazonas, distante a 112 km da capital amazonense. Após a escolha do texto, o mesmo foi analisado criticamente, na plataforma Google Forms, por meio de questões online, de forma crítica com a finalidade de incentivar o gosto pela leitura. Como resultado o estudo serviu de parâmetro metodológico que alia à tecnologia ao ensino da língua portuguesa e literatura, de forma híbrida a romper com as limitações impostas aos estudantes e ao mesmo tempo o estímulo ao hábito de leituras críticas.

Palavras-chave:

Filologia. Ensino Contemporâneo. Google Forms.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos