209. Tecnológica: um olhar acerca das práticas pedagógicas na formação do leitor literário incluso

Autores

  • OLIVEIRA, Ana Carolina Alves de Lima (UFT)
  • OLIVEIRA, Jocirley de (UFT)

Resumo

     Constata-se no Brasil, uma dinâmica relevante de fortalecimento de escolas inclusivas que utilizam novas tecnologias com alunos especiais. Na sociedade moderna e consequentemente nas escolas, existem um processo reflexivo contínuo sobre a prática docente de incentivo ao leitor com foco na interação, pois, o meio social e cultural está cercado por diversas ações tecnológicas, das mais variadas formas. O objetivo deste artigo é apresentar discussões sobre o papel da tecnologia na prática pedagógica docente com foco na formação do leitor literário incluso. A teoria adotada foi de base interdisciplinar, considerando as linhas de pensamento do saber inclusivo, a saber dos estudos literários e tecnológicos. Para tanto, foram empreendidas pesquisas bibliográficas, partindo do pressuposto de que na análise da teoria, fundamenta-se os pontos apresentados no transcorrer do texto. Os resultados do estudo nos levaram a concluir que, o uso das tecnologias nas aulas de leitura com alunos especiais ésignificativo e precisa de uma atenção especial e de qualificação dos professores. Portanto, considerar o ensino de leitura com o uso das TIC’s no processo educativo do aluno com NEE, assegura o progresso cognitivo, social e cultural, bem como atende as novas demandas da sociedade vigente.

Palavras-chave:

Ensino. Tecnológica. Leitor literário incluso.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos