205. Semântica nos manuais didáticos lusófonos, década de 2010, de Angola e Brasil

Autores

  • NOGUEIRA, Sônia Maria (UEMASUL)
  • BARRETO, Daniela Jaqueline Tôrres (UEMASUL)

Resumo

     A língua conecta os povos gerando compreensão e construção de conhecimentos, pois as ligações culturais e o convívio tanto diferenciam quanto aproximam os povos. Logo, a língua portuguesa representa um elo de comunicação vasto entre países e povos lusófonos, apresentando, assim, um aspecto transcultural. Nessa perspectiva, este trabalho busca identificar aspectos da Semântica inseridos nos manuais didáticos de língua portuguesa de países lusófonos, especificamente: de Angola: 1º ciclo do Ensino Secundário; e do Brasil: Ensino Fundamental, na década de 2010, sendo correspondentes em grau de escolaridade. Desse modo, verificaremos o que os autores angolanos e brasileiros propõem para o ensino–aprendizagem da teoria Semântica nos materiais didáticos.

Palavras-chave:

Ensino. Lusofonia. Semântica.

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Publicado

06-01-2020

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Seção

Artigos