02. A pedagogia do riso a partir da contação de histórias: caminhos possíveis de aprendizagem na educação infantil
Resumo
Sem pretensões de um tratamento exaustivo do objeto de estudo, este trabalho analisa as contribuições da Risoterapia para a construção de uma Pedagogia do Riso por meio da Contação de histórias, traçando um caminho possível para aprendizagens mais lúdicas e, portanto, mais significativas na Educação Infantil. Para a pesquisa em questão, partiu-se da hipótese de que se a Risoterapia pode contribuir para a saúde e para a alegria de pacientes em hospitais na Educação Infantil, ela também pode ser utilizada, não como terapia, mas como um recurso para processos de ensino–apren-dizagem entrelaçados entre o lúdico e o riso. Trata-se de uma análise qualitativa, por meio de um estudo bibliográfico e de uma pesquisa de campo on-line em uma instituição escolar privada de Porto Seguro. Esta pesquisa apresenta um novo método pedagógico que pode auxiliar e possibilitar aos professores vivências diferentes sobre o narrar que acionam mecanismos mais eficientes e lúdicos para o processo de aprendizagem da criança.