02. A decolonialidade no ensino de Língua Inglesa: o professor, o estudante e os conteúdos presentes no livro didático

Autores

  • SILVA, Renata Pessoa (UEMS)
  • BARROS, Adriana L. E. Chaves de (UEMS)

Resumo

     O presente artigo traz um recorte da pesquisa de mestrado, em andamento, no Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e tem como objetivo apresentar uma análise crítica em relação à decolonialidade e os conteúdos presentes no volume III do livro didático Way to go!, adotado em uma escola de Ensino Médio, da Rede Estadual de Ensino, em Campo Grande – Mato Grosso do Sul. No desenvolvimento do trabalho utilizamos a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa e emergência pós-moderna, tendo como fundamentação teórica estudiosos e linguistas nacionais e internacionais, direcionados ao ensino de língua inglesa à luz da decolonialidade. O resultado da análise evidenciou a importância da atuação de professores críticos, conscientes, politizados e preparados para promover a formação de aprendizes prontos a reagir em situações que possam vir a subjugar suas identidades e culturas.

Palavras-chave:

Decolonialidade. Livro didático. Ensino de Língua Inglesa.

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Publicado

02-06-2021

Edição

Seção

Artigos