199. Relatório de 1858 do Imperial Instituto dos Meninos Cegos: uma análise pela Historiografia Linguística

Autores

  • SANTOS, Barbara Poubel dos (UFF)

Resumo

     O presente artigo consiste em um estudo sobre as atividades do Imperial Instituto dos Meninos Cegos em 1858, sob a ótica da Historiografia Linguística. A narrativa é realizada a partir da contextualização da produção do relatório de seus primeiros anos de funcionamento, a fim de elaborar uma interpretação historiográfica do pensamento linguístico que influiu em sua fundação, centrada na difusão do Sistema Braille no Brasil, o que ocorre de forma contínua desde o século XIX.Essa tarefa historiográfica também pretende resgatara memória cultural, para demonstrar que a educação linguística inclusiva é um projeto de longo prazo na sociedade brasileira e o fomento às políticas inclusivas é um dos elementos construtores da identidade nacional no Brasil. A primeira parte do estudo apresenta a definição de Historiografia Linguística e as modelagens teóricas na análise de fontes documentais, de acordo com os postulados de Swiggers, referência nos estudos dessa disciplina acadêmica. Em uma segunda parte, alguns aspectos do relatório de 1858 são apresentados. Por último, é traçada uma análise do relatório, demonstrando os aspectos metodológicos do trabalho historiográfico.

Palavras-chave:

Historiografia Linguística. Relatório de 1858. Imperial Instituto dos Meninos Cegos.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos