198. Relato de Experiência: a importância da leitura como ato: Casa de Prisão Provisória de Araguaína

Autores

  • SANTOS, Marcia Maria Soares de Souza (UFT)
  • MORAIS, Patrícia Karla de (UFT)
  • RODRIGUES, Walace (UFT)

Resumo

     Este artigo é um relato de experiência de um trabalho voluntário que fizemos na Casa de Prisão Provisória de Araguaína, no Estado do Tocantins. Este trabalho tem cunho qualitativo e trata-se de uma pesquisa bibliográfica a partir de nossas experiências. Temos como objetivo refletir sobre a educação como um mecanismo de prática social transformadora do em um espaço de segregação e marginalização. A educação é dever Estado e deve chegar a todos os lugares, inclusive aos espaços prisionais. A Lei de Execução Penal garante aos presos o direito à educação. A luz da literatura, discorremos sobre a formação de leitores neste espaço. Os resultados mostram certas negligências por parte do Estado em relação à educação prisional. Contudo, os presos têm uma oportunidade de fazer leituras que podem ser entendidas como atos de resistência.

Palavras-chave:

Ensino. Leitura. LeituraLiteratura.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos