196. Reflexões de Bachelard sobre as águas e o Pantanal”
Palavras-chave:
Comunidade ribeirinha, Educação ambiental, Filosofia bachelardiana.Resumo
Neste trabalho, se propôs realizar uma pesquisa com os alunos do Ensino Médio de uma escola rural em tempo integral, os quais residem no Pantanal sul-matogrossense e possuem contato direto com as águas que formam o Pantanal. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa, com aplicação de entrevistas semiestruturadas, onde abordamos questões socioambientais, modo de vida desses alunos e suas famílias, as relações estabelecidas entre elas com o meio ambiente e o rio. O principal objetivo desse estudo é compreender a percepção ambiental e qual importância as águas do Pantanal têm para a vida e formação cidadã destes alunos e suas famílias. Os alunos relataram os problemas enfrentados por eles como enchentes e secas, destruição dos rios, assim como as brincadeiras e renda familiar obtidas através da pesca e coleta de iscas.