194. Proposta de ensino de leitura para a Educação de Jovens e Adultos – EJA

Autores

  • SOUZA, Ronyvaldo de (PUC-SP)

Resumo

     Este trabalho tem como objetivo abordar estudos sobre ensino de leitura nas concepções interativa e sociointerativa ancorados nas reflexões dos seguintes autores Cano, 2009; Geraldi, 2006; Kleiman, 2013; Koch, 2015 e Solé, 1998. Tratará de propostas para o ensino de leitura para a Educação de Jovens e Adultos – EJA por meio de processos cognitivos e valorização dos conhecimentos prévios dos alunos. Sabendo que a clientela EJA é diferenciada por estarem voltando às aulas depois de adultos, se faz necessário que o professor ofereça condições para a ativação dos conhecimentos prévios como o linguístico, o de mundo e o enciclopédico dos alunos em busca da construção de sentidos para as leituras dos vários gêneros textuais trabalhado em sala, tornando-os leitores autônomos e críticos perante a sociedade.

Palavras-chave:

Cognitivo. Interação. Leitura.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos