192. Produção de materiais didáticos para aulas de Português como língua de acolhimento no Neppe-UEMS

Autores

  • CHILANTE, Isabella Saliba Pereira (UEMS)
  • SILVA, João Fábio Sanches (UEMS)

Resumo

     Este artigo tem como objetivo discorrer acerca da produção de material didático para aulas de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) no âmbito do Núcleo de Ensino e Pesquisa de Português para Estrangeiros da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Neppe-UEMS). O conceito de PLAc é pautado no ensino de língua portuguesa a imigrantes e refugiados adultos em situação de vulnerabilidade, que necessitam do idioma para fins de integração à nova sociedade. Dessa forma, os materiais didáticos utilizados com esse público devem atender às suas necessidades mais urgentes, fazendo com que o aprendiz possa lançar mão dessa ferramenta na sua busca por melhores condições de vida. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e cunho interpretativista-exploratório, uma vez que a área de PLAc é recente no Brasil e carece de estudos mais aprofundados. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado e observação das aulas durante o primeiro semestre de 2019. Foi possível perceber que os materiais didáticos produzidos e utilizados com as turmas de PLAc cumprem seu papel de integrar o imigrante e o refugiado à comunidade, além de dar voz a esse público nos setores que compõem a vida em sociedade.

Palavras-chave:

Português. Imigrantes. Língua de Acolhimento.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos