35. Conceptualizações metafóricas em narrativas de aprendizes de inglês: crenças sobre aprendizagem de Língua Inglesa

Autores

  • GOMES, Deyse Oliveira (UNEB)
  • SANTOS, Elisângela Santana dos (UNEB)

Resumo

     Pretende-se investigar como as crenças sobre a aprendizagem de língua inglesa são conceptualizadas por estudantes de inglês, a partir de narrativas disponibilizadas pelo banco de dados do projeto Aprendendo com Memórias de Falantes e Aprendizes de Língua Estrangeira (AMFALE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para proceder à verificação dos dados obtidos, propõe-se unir duas áreas do conhecimento, a Linguística Cognitiva e a Linguística Aplicada. Para averiguar possíveis conceptualizações metafóricas nas crenças implícitas nas narrativas selecionadas e discutir a corporificação do significado bem como a sua base experiencial, será utilizada a Teoria da Metáfora Conceptual, desenvolvida e estudada por Lakoff e Johnson (1980). Para buscar entender as crenças, o estudo se apoiará nos conceitos elaborados por Barcelos (2000; 2004; 2006), com vistas a discutir se os aprendizes constroem uma visão limitadora ou mesmo facilitadora para o aprendizado do inglês no contexto escolar. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza descritiva, documental e interpretativa, uma vez que permitirá averiguar como os estudantes conceptualizam a aprendizagem de inglês e que crenças podem ser identificadas nas narrativas em que aparecem as seguintes metáforas conceptuais: APRENDER INGLÊS É ENTRAR EM UM CONTÊINER e APRENDER INGLÊS É VIAJAR.

Palavras-chave:

Aprendizagem. Crença. Metáfora.

Downloads

Publicado

22-06-2021

Edição

Seção

Artigos