13. Variação linguística no livro didático: uma análise pelo viés da Sociolinguística

Autores

  • CARDOSO, Fernanda Luiz (IFES)
  • MAJONI, Priscilla Gevigi de Andrade (IFES)

Resumo

Esta pesquisa desenvolve uma reflexão sobre a variação linguística nos livros didáticos da coleção “Geração Alpha Língua Portuguesa”, dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), adotados pelas escolas públicas escolas municipais e estaduais no município de Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo. Tem como referencial teórico os conceitos da Sociolinguística (LABOV, 2008 [1972]) e da Sociolinguística Educacional Bortoni-Ricardo (2004, 2005). Com a efetivação do estudo, conclui-se que, na referida coleção, a variação linguística é pouco trabalhada e explorada, presente apenas nos livros destinados ao 6º e 9º ano, em uma concepção voltada a ideias antigas e pré-estabelecidas, além de métodos que incentivam a consolidação do conhecimento sobre a estruturação da gramática normativa, ao contrário do que propõe a BNCC.

Palavras-chave:

Variação. Sociolinguística. Livro didático.

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Publicado

05-12-2021

Edição

Seção

Artigos