190. Problematizar e projetar nas aulas de português: as metodologias ativas como estratégias potencializadoras

Autores

  • MELLO, Adriene Ferreira de (NEMEL e UNIFSJ)
  • SOARES, Thayone Aparecida da Silva (NEMEL e UNIFSJ)
  • CAETANO, Joane Marieli Pereira (NEMEL, UNIFSJ e UENF)
  • SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de (UENF)

Palavras-chave:

Produção de textos, Aprendizagem baseada em Problemas, Aprendizagem baseada em Projetos.

Resumo

     As metodologias ativas são métodos de ensino baseados em uma nova visão em relação ao ensino, na qual alunos e professores podem trocar experiências e construir uma aprendizagem significativa e contextualizada. Sendo assim, percebe-se que esses métodos podem ser utilizados, a fim de sanar problemas em relação à prática de produção textual e de prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa (LP). Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo geral apresentar os benefícios das metodologias ativas, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Problemas, ao ensino de LP numa perspectiva atual. Para isso, mais especificamente pretende-se (i) discutir os problemas em torno da prática de produção de textos e sobre a prática de análise linguística na escola; (ii) analisar o papel do Livro Didático (LD) como material de apoio a essas práticas; (iii) apontar as principais contribuições da Aprendizagem Baseada em Projetos e a Aprendizagem Baseada em Problemas para o ensino de LP. A metodologia selecionada é, em um primeiro momento, bibliográfica, com aporte teórico de Antunes (2003; 2005), Geraldi (2006), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2008), Oliveira (2010), Passarelli (2012), Coscarelli (2007), Munhoz (2015) e Bender (2014), depois de cunho qualitativo. Espera-se que as metodologias ativas sejam vistas como formas de tornar o ensino de LP mais adequado ao perfil dos alunos do século XXI.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos