190. Problematizar e projetar nas aulas de português: as metodologias ativas como estratégias potencializadoras

Autores

  • MELLO, Adriene Ferreira de (NEMEL e UNIFSJ)
  • SOARES, Thayone Aparecida da Silva (NEMEL e UNIFSJ)
  • CAETANO, Joane Marieli Pereira (NEMEL, UNIFSJ e UENF)
  • SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de (UENF)

Resumo

     As metodologias ativas são métodos de ensino baseados em uma nova visão em relação ao ensino, na qual alunos e professores podem trocar experiências e construir uma aprendizagem significativa e contextualizada. Sendo assim, percebe-se que esses métodos podem ser utilizados, a fim de sanar problemas em relação à prática de produção textual e de prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa (LP). Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo geral apresentar os benefícios das metodologias ativas, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Problemas, ao ensino de LP numa perspectiva atual. Para isso, mais especificamente pretende-se (i) discutir os problemas em torno da prática de produção de textos e sobre a prática de análise linguística na escola; (ii) analisar o papel do Livro Didático (LD) como material de apoio a essas práticas; (iii) apontar as principais contribuições da Aprendizagem Baseada em Projetos e a Aprendizagem Baseada em Problemas para o ensino de LP. A metodologia selecionada é, em um primeiro momento, bibliográfica, com aporte teórico de Antunes (2003; 2005), Geraldi (2006), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2008), Oliveira (2010), Passarelli (2012), Coscarelli (2007), Munhoz (2015) e Bender (2014), depois de cunho qualitativo. Espera-se que as metodologias ativas sejam vistas como formas de tornar o ensino de LP mais adequado ao perfil dos alunos do século XXI.

Palavras-chave:

Produção de textos. Aprendizagem baseada em Problemas. Aprendizagem baseada em Projetos.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos