186. Povos e comunidades tradicionais: apresentação de uma proposta pedagógica a partir do léxico toponímico tocantinense

Autores

  • NASCIMENTO, Rodrigo Vieira do (UFT e UNITINS)

Resumo

     O léxico toponímico resguarda um patrimônio linguístico e cultural de uma comunidade. Materializado e corporificado, este é reflexo social e cultural da cosmovisão de um grupo. No entendimento que esses nomes de lugares constantemente (re)inventam-se no tempo e no espaço, sobrepondo-se a valores socioculturais, identitários, econômicos, políticos e religiosos, a proposta deste trabalho vincula-se ao estudo da Toponímia aplicada ao ensino e consiste em identificar os nomes de lugares à luz da prática pedagógica interdisciplinar, inovadora e transversal. Propõe-se, deste modo, apresentar uma proposta didático-pedagógica para o Ensino Fundamental, a partir do léxico toponímico do Estado do Tocantins. Para tanto, partimos da seguinte questão norteadora: como os aspectos toponímicos (linguísticos, geográficos, históricos, culturais, antropológicos) estão imbuídos nas manifestações artísticas e culturais dos povos e comunidades tradicionais do Tocantins e como esses signos linguístico-onomásticos podem ampliar o conhecimento do aluno, no que tange a sua dinamicidade, interdisciplinaridade e transversalidade? Para tanto, partimos do conceito de inovação pedagógica para fundamentar este trabalho, dos documentos oficiais, como também, do referencial teórico e metodológico da Toponímia.

Palavras-chave:

Ensino. Tocantins. Toponímia.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos