185. Poesia em sala de aula: a construção literária sob a ótica de Cecília Meireles

Autores

  • CÁCERES, Nilceia Gonçalves (UEMS)
  • RODRIGUES, Lucilo Antônio (UEMS)
  • SALES, Roziléia de Oliveira (UEMS)
  • COSTA, Natalina Sierra Assêncio (UEMS)

Resumo

     Despertar nos alunos o interesse pela pesquisa, leitura e escrita poética é o desejo de muitos professores que por vezes, se veem atados à sobrecarga de conteúdos a serem ministrados e acabam deixando a poesia de lado, mesmo sabendo o quanto o trabalho literário é enriquecedor. Dessa maneira, criar opções para a construção de aulas interessantes e criativas dentro desse contexto é importante, contudo, os professores não sabem por onde começar e nem quais autores seriam interessantes aos alunos. Para Pétit (2008), o professor é considerado o principal mediador na função de aproximar o aluno do livro, embora, muitas vezes, o efeito da escola, ao sobrecarregar o aluno de trabalho e obrigá-los a ler textos eruditos, gere a perda imediata do gosto pela leitura do aluno, de acordo com a experiência francesa de ensino. O trabalho aqui apresentado sugere uma sequência didática a partir da escolha de um nome: Cecília Meireles. Considerada a principal voz feminina da poesia moderna brasileira, servenos de inspiração para o trabalho literário em sala de aula. Seus poemas que têm temas como a transitoriedade da vida, o tempo, o infinito, o amor, a criação artística e a natureza, sempre abordados de maneira reflexiva e filosófica, despertam interesse nos alunos, sobretudo os adolescentes, que se vêem, muitas vezes, imersos nos devaneios da poetisa que fala com propriedade sobre sonhos, solidão e silêncio, fala sobre vida e sobre morte, entre tantas outras coisas. Assim, o professor tratará da leitura, análise e escrita poética de uma maneira despretensiosa e livre de cobranças, com o objetivo principal de despertar o gosto pela leitura poética.

Palavras-chave:

Alunos. Professor. Cecília Meireles.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos