184. Perspectivas do ensino de Literatura no Ensino Fundamental ao Médio: uma breve abordagem

Autores

  • ABRÃO, Daniel (UEMS)
  • MACIEL, Helga Ticiana de Barros (UEMS)
  • FERRAZ, Elesandra Rodrigues Dias (UEMS)

Resumo

     O presente artigo tem como objetivo realizar uma breve abordagem da perspectiva do ensino de Literatura, do Ensino Fundamental ao Médio. Para desenvolver tal objetivo foram estabelecidas duas etapas: 1. conceituação da literatura e da literatura infantil e breve síntese descritiva da literatura como arte, ciência, cultura histórica e social, assim como suas perspectivas para o ensino e para a formação de leitores; 2. no segundo momento, a descrição de atividades pedagógicas exitosas no ensino da literatura tanto no Ensino Fundamental como no Médio. Destaca-se a relevância desse trabalho, uma vez que pensar em literatura nos dias atuais é fazer pensar com criticidade, pois a leitura literária leva o aluno a desenvolver uma leitura crítica desde os anos iniciais, principalmente no diálogo com outras artes e saberes, desenvolvendo-o e habilitando-o para novas realidades. Neste estudo, nos baseamos nos preceitos de Abrão, Sartre, Eagleton, Silva, Lajolo, Zilberman, dentre outros autores. Acreditamos que o ensino de literatura no decorrer da vida escolar tem contribuído para a formação e o desenvolvimento dos indivíduos na direção da humanização das relações humanas.

Palavras-chave:

Ensino. Criticidade. Humanização.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos