180. Os sentidos do silêncio no discurso musical: uma análise da relação entre poema e melodia na música “Cálice”

Autores

  • SOUSA, Sarah Lohuamma Almeida Araújo (UFT)
  • SOUSA, Marcos Aarão Sales (FACIMP-WYDEN)
  • SANTOS, Janete Silva dos (UFT)

Resumo

     O presente artigo busca compreender os sentidos de silêncio dentro da Análise de Discurso e da Teoria Musical a partir da análise da música “Cálice”, de Chico Buarque de Hollanda e Gilberto Gil. O silêncio, ao contrário do entendimento do senso comum, é o princípio de toda a significação. Não se trata de vazio e sim de um campo fértil de produção de sentidos tanto para o discurso quanto para a música. O objetivo aqui, portanto, é analisar os sentidos de silêncio na música “Cálice” e sua relação entre poema e melodia. A metodologia utilizada é de natureza aplicada, objetivo-explicativa e de abordagem qualitativa. São utilizados procedimentos bibliográficos, tomando como base Eni Orlandi e John Cage, e documental, com a partitura de “Cálice”. A partir da análise, relacionando o poema e melodia da música, foi possível compreender que os sentidos de silêncio se relacionam e se completam, evidenciando os múltiplos sujeitos, ideologias e discursos presentes na canção.

Palavras-chave:

Silêncio. Análise de Discurso. Teoria musical.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos