177. Os gêneros textuais apontados pela BNCC como adequados a trabalhar a variação linguística em sala de aula

Autores

  • GONÇALVES, Elizângela G. Quintana (UFT)
  • RODRIGUES, Paulo Cezar (UFG)

Resumo

     Esta pesquisa tem por objetivo verificar como o ensino de variação linguística por meio de gêneros textuais é proposto no documento BNCC – Base nacional Comum Curricular (2017). Entende-se que a pluralidade linguística é conferida aos estudos da variação linguística que tem como meio de acesso os gêneros textuais adequados aos contextos sociocomunicativos. Nessa esteira, a pesquisa visa identificar no documento qual conteúdo de língua portuguesa é propício para o trabalho com o ensino da variação linguística e quais gêneros textuais favorecem o ensino desse conteúdo. Pretende-se identificar na BNCC (2018) em que ano do Ensino Fundamental o estudo da variação linguística ocorre. Para tanto, além dessa investigação, revisitamos os conceitos e contribuições de pesquisadores, como Alkmim (2001), Mollica (2003), Bagno (2008), Bortoni-Ricardo (2004), sobre Sociolinguística e variação linguística, e de autores que tratam sobre gêneros discursivos/textuais, tais como: Bakhtin e Volochinov (2004), Brait (2012); Marcuschi (2008); Bazerman (2006) e Machado, (2005). A metodologia é a pesquisa bibliográfica e documental de natureza descritiva e interpretativa com abordagem qualitativa. Por meio da investigação constatou-se que o estudo da variação linguística nos anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental está presente na BNCC como um dos seis objetivos que servem de base para educação básica. E apontam alguns gêneros textuais (contos, mitos, novelas, biografias romanceadas, crônicas e etc.) que podem ser trabalhados. E deve ser praticada a “Análise linguística/semiótica” voltadas para a habilidade de reconhecimento das variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito.

Palavras-chave:

Gêneros textuais. Variação linguística. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos