169. O protagonismo da leitura em diferentes construções de pensamentos

Autores

  • CÁCERES, Nilceia Gonçalves (UEMS)
  • RODRIGUES, Lucilo Antônio (UEMS)
  • SALES, Roziléia de Oliveira (UEMS)
  • COSTA, Natalina Sierra Assêncio (UEMS)

Resumo

     O conteúdo deste artigo compõe dos vários saberes de ações direcionadas pela leitura, esta perfaz um caminho diversificado que interage agentescomo: autor, texto e interlocutor, que não terá os mesmos pensamentos dos citados; haja vista que se configuram de construções empíricas e científicas das práticas de conhecimentos de encontros e de disparidades que a mesma nos proporciona, está ainda interligada ao conhecimento de mundo vivenciado pelo leitor. Desta inserção entre cultura e conhecimentos, percorremos um universo dialógico entre leitor, textos e autores. Vincent Jouve, em A leitura, nos apresenta como dimensões: afetiva, simbólica, argumentativa, cognitiva e crítica. Por compreensão Do mundo da leitura e da leitura do mundo, Lajolo esclarece a importância desse protagonismo que incita a ação de sujeito pensante, junto aos passos da docência nos contextos pedagógicos. Paramelhor compreensão crítica, buscamos os pensares de Ezequiel Theodoro da Silva, em Criticidade e leitura, que apresenta a leitura para o crescimento intelectual, direcionando saberes que possibilitem a expressão escrita advinda de quaisquer classes, desmistificando assim as de melhor nível aquisitivo como únicas sabedoras e/ou credoras capacitadas de aprendizado. Para tanto, tal estudo ainda vem a apresentar a visão de Paulo Freire em: A importância do ato de ler, que em suas experiências alfabetizadoras – reforça a ação da leitura como “mola propulsora” das estratégias desenvolvidas de sua própria vivência da leitura da palavra que vem antes da leitura de mundo. Consideramos a importância deste trabalho a respeito das distintas possibilidades que a leitura nos proporciona , aquelas que não vêm de encontro aos nos

Palavras-chave:

Construções. Diversidade. Leitura.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos