168. O processo de autoria da escrita acadêmica no Ensino Superior na modalidade EAD: tensões e perspectivas

Autores

  • ALMEIDA, Luciana da Silva (UENF)
  • MONTEIRO, Rysian Lohse (UENF)
  • SOUZA, Tatiane Almeida de (UENF)
  • PEIXOTO, Priscila de Andrade Barroso (UENF)
  • ALMEIDA, Jaqueline Maria de (UENF)
  • LUQUETTI, Eliana Crispim França (UENF)

Resumo

     O presente trabalho tem por objetivo apresentar as tensões e perspectivas dos alunos das disciplinas de TCC 1 e TCC 2 do Curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade EaD do Consórcio CEDERJ/UENF, no processo de desenvolvimento de textos acadêmicos, em especial, do Trabalho de Conclusão de Curso/monografia. Estudos realizados por Kramer (1999), Bohn (2003), Monteiro (2016) e outros demonstram que grande parte dos alunos ingressantes no ambiente universitário possuem dificuldades no processo de desenvolvimento da escrita acadêmica, nesse sentido. A discussão que se pretende levantar é de que forma essa dificuldade é trabalhada no decorrer do curso para que o aluno supere o medo da autoria e se torne um escritor criativo, crítico e competente para desenvolver os diversos trabalhos da esfera acadêmica (resumo, relatório, projeto, monografia, entre outros). Buscamos compreender, mais especificamente, como se desenvolve esse processo na modalidade EAD, tendo em vista as especificidades dessa modalidade de ensino. A coleta de dados será realizada através de questionários que serão aplicados as turmas de sétimo e oitavo períodos do referido curso. Espera-se compreender algumas lacunas ainda existentes e, assim, aportar estratégias que possam contribuir com a melhoria desse processo.

Palavras-chave:

Autoria. Escrita acadêmica. Formação de professores EaD.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos