11. Perspectivas críticas de justiça social para formação em língua inglesa

Autores

  • IMAOKA, Emmilly Keymi (UFMS)
  • TAKAKI, Nara Hiroko (UFMS)

Resumo

     O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa de Iniciação Científica, em andamento, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Utilizando-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico, procuro abordar concepções teóricas variadas referentes à justiça social no âmbito educacional, bem como relacionar tais concepções aos letramentos críticos. Para este artigo, o meu objetivo é também ilustrar a minha transformação no meu fazer pedagógico a partir das minhas experiências como professora de Língua Inglesa no PROGELI (Programa de Extensão – Ensino de Línguas). Para tanto, com base nas teorias propostas por estudiosos nacionais e internacionais, faço uma análise crítica com relação à proposta de atividades concernentes ao tema Health Matters que se encontra no livro didático utilizado no programa de extensão. Identifico, como resultado, a relevância da formação de professores, pesquisadores e alunos críticos, éticos e autônomos no ensino de línguas estrangeiras/adicionais, mais especificamente inglês, a fim de que possam promover reflexões e diálogos produtivos sobre questões sociais, culturais, políticas e econômicas.

Palavras-chave:

Criticidade. Justiça Social. Línguas Estrangeiras/Adicionais.

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Publicado

05-12-2021

Edição

Seção

Artigos