160. O letramento nas questões de inglês do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM

Autores

  • GUILHERME, Kamilla da Costa (UNIFSJ)
  • LEMOS, Rozeane de Oliveira (UNIFSJ)
  • SOUZA, Sonia Maria da Fonseca (UNIFSJ e UENF)
  • PAULA, Ezequiel Gonçalves de (UNIFSJ)
  • LUQUETTI, Eliana Crispim França (UENF)

Resumo

     Os estudos sobre letramento são amplamente discutidos no universo da educação, o qual pode ser definido como um aprendizado da leitura e da escrita mais eficiente, que leva em conta a prática social como resultado do uso. Sendo assim, como recomenda a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), (Brasil, 2018), o aluno precisa possuí-lo para interpretar situações do dia a dia. Com isso, é perceptível que, em muitas provas como concursos e vestibulares, há a presença de questões que exigem essa capacidade como um conhecimento básico para realizá-las de maneira correta. Sabese que o exame mais disputado para ingressar em uma faculdade no Brasil é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e diante desse fato, notou-se nas questões de inglês a necessidade de o candidato possuir letramento para respondê-las de maneira certa. Este estudo tem por objetivo verificar como o letramento auxilia na resolução das três últimas provas de inglês do Enem. Logo, esta pesquisa se configura metodologicamente como um trabalho documental para analisar algumas questões da prova de língua inglesa, baseando-se ainda na pesquisa bibliográfica e pautando-se em teóricos e estudiosos da área como: Soares (1998), Kleiman (2005), Gee (2015), entre outros. Ao fazer as análises, constatou-se que quando o aluno possui habilidades de letramento, a probabilidade de obter o resultado esperado é maior, já que o exame trabalha com assuntos diversos. Portanto, é fundamental que o candidato, ao prestar o exame, seja letrado e saiba a sua importância para garantir bons resultados na disciplina de Língua Inglesa.

Palavras-chave:

Enem. Letramento. Língua inglesa.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos