157. O ensino de literatura em tempos de transição paradigmática

Autores

  • FRANCO, Isaquia dos Santos Barros (UFT)
  • PINHO, Maria José de (UFT)

Resumo

     O presente artigo é um recorte de capítulo de nossa Tese de Doutorado e propõe uma reflexão sobre a capacidade que tem a literatura em garantir a “integridade espiritual”, sucumbida pelo advento da ciência moderna. A imersão teórica fundamentada em Moraes (2012, 2015), Morin (2000, 2003, 2002, 2004, etc.), Candido (2011), Cosson (2006), Compagnon (2009) e Todorov (2009) de um lado evidencia que o ensino de Literatura centradoem práticas reducionistas e fragmentadas em nada contribuem para a formação do leitor. De outro, práticas leitoras que concebem a literariedade dos textos, a atribuição de sentidos a partir das vivências do aluno e das condições oferecidas pelo professor trazem as marcas do modelo científico emergente, do pensamento complexo na educação.Os resultados preliminares sinalizamo letramento literário como a prática mais adequada para se introduzir a literatura nas escolas, podendo ser o fio condutor para as mudanças que se fazem necessárias ao trabalho com essa disciplina na escola.

Palavras-chave:

Paradigmas. Letramento literário. Pensamento complexo.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos