156. O ensino de língua materna e as variedades linguísticas: reflexões necessárias nos livros didáticos

Autores

  • SILVA, Lorrane Estacio do Prado da (UNIFSJ)
  • TEIXEIRA, Solange Maria Souza (UNIFSJ)
  • PICANÇO, Victória Henrique (UNIFSJ)
  • CRISÓSTOMO, Monique Teixeira (UENF)

Resumo

     O presente artigo tem como objetivo discutir a importância de se trabalhar com as variedades linguísticas nas aulas de língua materna (LM) e como o ensino de língua pode ser mais produtivo e reflexivo para os educandos a partir desse enfoque, uma vez que passam a ter domínio de variedades que não fazem parte de seu contexto sociocultural e adquiram a competência comunicativa. Será retratado também como a temática da variedade linguística é pouco abordada pelos livros didáticos de Língua Portuguesa, não enfatizando a importância dessa discussão ao longo da reflexão de vários conteúdos. Assim, analisaremos livros didáticos de Língua Portuguesa para reforçar como se dá o trabalho com as variedades linguísticas nos manuais didáticos. Para isso, discutimos os conceitos de variedades linguísticas, de competência comunicativa e como as variedades são abordadas nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Para fundamentar as discussões, foram utilizados os pressupostos teóricos da Linguística, da Sociolinguística e de estudos sobre os livros didáticos de Língua Portuguesa, valendose de importantes estudiosos do tema, como: Bagno (2009, 2015), Coracini (2011), Batista e Rojo (2003), dentre outros.

Palavras-chave:

Ensino. Língua materna. Livro Didático.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos