155. O ensino de leitura no ambiente complexo de sala de aula: uma abordagem interdisciplinar à luz da pesquisa-ação

Autores

  • BARROSO, Francinete C. S. (IFTO e UFT)
  • FUZA, Ângela Francine (UFT)

Resumo

     As discussões em torno do ensino da leitura em sala de aula têm proporcionado intensos debates entre estudiosos e oportunizado uma gama de pesquisas na área, o que demonstra que esse assunto está longe de se tornar um lugar-comum e/ou um ponto pacífico entre pesquisadores. A construção deste artigo emerge de uma pesquisa, realizada no contexto de sala de aula de 3ª série do Ensino Médio, IFTO – Campus Araguatins, e objetiva discutir e analisar o trabalho do professor-pesquisador, no tocante ao ensino da leitura numa perspectiva dialógica. Para tanto, a discussão engendrada alicerça-se nos estudos da linguagem como interação (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1929[2014]; BAKHTIN, 1979[2000]); na compreensão de sala de aula como ambiente complexo de aprendizagem (MORAES, 2010) e na relação interdisciplinar de aquisição do conhecimento (FAZENDA, 2011). A metodologia utilizada neste trabalho em análise está calcada nos pressupostos teóricos da pesquisa-ação, cuja característica marcante é a análise e intervenção do pesquisador sobre sua própria prática. Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstram que é possível a formação de um leitor crítico, por meio de uma ação reflexiva e participante do pesquisador, uma vez que este é capaz de compreender as diversas nuances da complexidade do espaço de aprendizagem e promover a construção do conhecimento do aluno/leitor com saberes provenientes das demais áreas.

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Pesquisa-ação. Ensino de leitura.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos