153. O ensino de gramática e seus múltiplos usos como código linguístico

Autores

  • SANTANA, Orleane Evangelista de (UEMASUL)
  • SILVA NETO, Antonio Cilírio da (UFT)

Resumo

     O objetivo deste estudo é refletir sobre o ensino de gramática e seus múltiplos usos, sejam eles explícitos ou implícitos. Analisa-se, conforme Ivo (2010) e Travaglia (2009, 2011), que o ensino de gramática deve ser dado como arte e ciência e de acordo com suas funções. Averiguamos que a educação linguística ajuda o aluno e o professor a cumprirem plenamente as funções da sua linguagem de representar o mundo, o pensamento, comunicar e ao mesmo tempo agir e fazendo pensar e agir os outros, e tudo isso com rigor, eficácia e correção. Nesse entrelaçamento, espera-se uma maior compreensão do que é e o que foi o ensino de gramática e seus múltiplos usos. O uso da linguagem como forma dinâmica, considerando os elementos histórico-sociais na construção e enunciação dos códigos linguísticos. Urge, para esse esforço, a recuperação das noções de gramática baseada na teoria da complexidade de Edgar Morin (2008). Metodologicamente nos fiamos em pesquisas de descrição, análise e reflexão que estão direcionados às investigações de cunho qualitativo. A triangulação faz parte do nosso trabalho, porque verifica-se que em um paradigma complexo esta abordagem indica a combinação de diferentes métodos, grupos de estudo, ambientes locais e temporais e perspectivas teóricas distintas no tratamento de um fenômeno (FLICK, 2007). Conclui-se que, no ensino de gramática existe um constante movimento que nos prepara para novos desafios.

Palavras-chave:

Educação linguística. Ensino de gramática. Ensino de língua.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos