152. O ensino de gramática em língua inglesa por meio da sequência didática

Autores

  • FIGUERA, Maria Blanc (UNIFSJ)
  • LUQUETTI, Eliana Crispim França (UENF)
  • SOUZA, Sonia Maria da Fonseca (UNIFSJ/UENF)

Resumo

     O ensino de Língua Inglesa (LI) tem sido discutido por muitos pesquisadores em relação ao método. Ao se tratar do ensino de gramática, a dificuldade encontra-se em como ensinar os conteúdos gramaticais de forma contextualizada. Este estudo objetiva elaborar uma sequência didática que demonstra uma possibilidade de equilíbrio entre o ensino tradicional e o ensino contextualizado de gramática nas aulas de LI e mais especificamente pretende-se fazer uma análise dos documentos norteadores do ensino de Inglês para, em seguida, levantar discussões sobre a importância do ensino de gramática e, por fim, apresentar uma metodologia que favoreça a associação entre texto e conteúdos gramaticais: a sequência didática. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico tendo como aporte teórico Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Guimarães (2006) e Travaglia (2000). Conclui-se que a sequência didática se apresenta como uma possibilidade de equilíbrio entre o ensino tradicional e o ensino contextualizado de gramática nas aulas de LI.

Palavras-chave:

Ensino. Gramática. Língua inglesa.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos