151. O ensino da Literatura em uma abordagem sociolinguística

Autores

  • SOUSA, Kayron Kaic da Silva (UEMASUL)
  • SILVA, Gabriel Alves da (UEMASUL)
  • SOUSA, Inácia Neta Brilhante de (UEMASUL)

Resumo

     O ensino da literatura no âmbito escolar é uma tarefa que precisa utilizar de diferentes abordagens, visando a que os discentes adentrem ao mundo literário, estimulando-os a mergulhar no universo imaginário da leitura. Uma dessas abordagens, ainda pouco conhecida e utilizada, no processo de letramento literário, é a da Sociolinguística, que busca um olhar sobre aquilo que concerne à concepção social da língua falada, considerando as variações linguísticas nas diferentes regiões de um país. Nesse sentido, o artigo tem o objetivo de apresentar a contribuição da Sociolinguística para o ensino da literatura. Associar, pois, a Sociolinguística ao ensino de literatura é relevante para o processo de leitura a partir de obras regionalistas, para adentrar ao mundo literário e à formação do imaginário. Na perspectiva sociolinguística, não se concebe que há o modo mais correto de falar em detrimento a outro. Por isso, a leitura de obras de regiões do Brasil torna-se relevante, explorando seus potenciais sociais a partir da construção da fala das personagens. A metodologia utilizada para a elaboração do trabalho, fundamenta-se em levantamento bibliográfico de cunho descritivo exploratório, com a explanação de teóricos que abordam acerca da Sociolinguística, bem como a apresentação de algumas obras relevantes para se trabalhar nessa perspectiva.

Palavras-chave:

Ensino. Literatura. Sociolinguística.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos